O Círculo Musical da Construção de Soluções

27 de dezembro de 2024
27 de dezembro de 2024 Felipe

O Círculo Musical da Construção de Soluções

Esta imagem nasceu a partir do comentário que deixei no Linkedin de um ex-colega de trabalho sobre preparo e resiliência para a resolução de problemas. Transpus para o papel e depois para o computador, mostrei para parte do meu conselho consultivo – Carol Brant, Paula Basques, Eduardo Loureiro, Ricardo Ponsirenas e Diego Mancini – e acolhi as observações. Saiu isso aqui:

 

Prática + Repertório = Saber Improvisar. Pode ser a capacidade de resolver o problema com os recursos disponíveis, ou como em um solo, pegar um outro caminho e depois voltar para a estrada principal.) Repertório + Improvisação = Aperfeiçoamento da Prática. Ser melhor naquilo que fazemos todos os dias. Saber Improvisar + Prática = Criação de Repertório. Aumentar a caixa de ferramentas e soluções, seja para o dia a dia, seja para gerar inovação.

Círculo Musical da Construção de Soluções

Por que a experiência de tocar em uma banda é importante?

Prática + Repertório = Saber Improvisar. Pode ser a capacidade de resolver o problema com os recursos disponíveis, ou como em um solo, pegar um outro caminho e depois voltar para a estrada principal.

Repertório + Improvisação = Aperfeiçoamento da Prática. Ser melhor naquilo que fazemos todos os dias.

Saber Improvisar + Prática = Criação de Repertório. Aumentar a caixa de ferramentas e soluções, seja para o dia a dia, seja para gerar inovação.

Publiquei no LinkedIn, fiquei feliz com a velocidade que a ideia saiu da cabeça e ganhou “vida”. Porém, minutos depois que publiquei, recebi uma uma observação muito importante do Diego via whatsapp. Copio abaixo, com uma pequena edição de texto.

Sobre essa imagem acima, o meu tripé seria: prática – repertório/improviso – silêncio.

Saber improvisar e repertório são a mesma coisa, na minha cabeça, pelo menos. Você só improvisa se tem repertório.

E o silêncio pra mim é aquela diferença entre ouvir e escutar. Saber a hora de calar a boca é fundamental na música e na vida.

Quando você escuta, isso é treinamento auditivo, ou seja, prática. Além disso, te dá repertório, o que significa improviso. E escutar te ajuda a situar o que pode ser usado da prática. Então entra nessa retroalimentação que você falou.

Fiquei pensando sobre essa observação e pensando que os dois tripés fazem sentido, se alternam e se modificam ao longo da nossa jornada.

Também fiquei pensando no detalhamento de cada um desses itens. Em breve.

Comment (1)

  1. Paula

    O silêncio. A capacidade de escuta. Saber a hora de calar e ouvir. É tão fácil e ao mesmo tempo o mais difícil. Mas é fundamental mesmo para muitas coisas na vida, pessoal e profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *