10 de julho de 2008 Felipe

Porque eu não compro mais na ByTennis

Prefácio
O post é meio longo, mas mostra que despreparo, desonestidade e falta de tato com o cliente podem ser comprometedores.

A história
Durante o feriado de Corpus Christi, eu dei um tênis de presente para a Carol. Acontece que, por um erro de controle de qualidade, não sei se da Converse ou da By Tennis de Brasília, um pé era menor do que o outro, embora ambos estivessem marcando 37.

No dia 30/05, sexta-feira, já em BH, fomos até a By Tennis do Pátio Savassi trocar o par defeituoso e fizemos isso sem nenhum problema. Aproveitei para comprar um tênis Nike All Court Deluxe, que é bem bonito e estava em um preço bom. Sai feliz e satisfeito com meu tênis novo.

Dois dias e um uso depois, o cadarço começou a esgarçar. Fui na loja na semana seguinte pedir uma providência. O vendedor foi bastante atencioso e disse que “poderia resolver o problema” e me levou até o balcão da loja, onde estava a caixa e o gerente. O gerente começou dizendo “olha, a garantia não cobre cadarço e palmilha, porque são acessórios, mas eu posso abrir uma exceção e levar o produto pra análise”. Eu retruquei dizendo que detesto essa história de exceção e que o produto iria pra análise porque é um direito meu. A caixa, ainda mais espertinha, teve a audácia de perguntar porque não tinha comprado um cadarço novo no Dr. Scholl. “Simplesmente porque o tênis é novo e eu não estraguei o cadarço”.

Ao buscar o tênis, após uns dez dias, o gerente me disse que o Departamento de Análise da Nike tinha negado o meu pedido e que, por isso, nao teria direito ao cadarço novo e que ele tinha um laudo para comprovar. No laudo, assinado por um departamento de análise de produtos da Nike em São Paulo, estava bem claro: “O prazo da garantia é de 90 dias após a data da compra. Logo, não há direito à troca”.

Eu: – Esse laudo não fala que cadarço e palmilha estão fora da garantia porque são acessórios.
Gerente: – Se o senhor quiser, posso arrumar outro laudo.
Eu: – Mas eu só quero um cadarço novo. Penso que deveria ser avisado que cadarço não tem garantia.
Gerente: – Mas nem todo mundo tem que saber isso. E se fosse te dar um cadarço, eu teria que pagar do meu bolso.
Eu: – Então você passa as pessoas pra trás.
Gerente: – Não acho que faço isso. E eu recomendo que o senhor vá até o Procon se tem reclamação.

Saí, obviamente, enfurecido da loja. Liguei para o 0800 da Nike para reportar o problema. A atendente, Luciana, foi direta ao falar: “Felipe, seu tênis nunca esteve aqui em São Paulo. Ele foi analisado em Belo Horizonte. Se o senhor quiser, podemos lhe enviar um par de cadarços novos”. Pronto! Meu problema estava resolvido.

Disparei um pouco ainda contra o SAC da By Tennis, principalmente por ter um gerente tão ignorante e por mandarem documentos assinados em locais que nunca estiveram.

O foda é saber que existem vendedores omitindo informações importantes e preferindo economizar R$ 4 do que manter um cliente satisfeito.

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Comments (9)

  1. Andre Ts

    Bom, ate onde eu sei a loja nao e obrigada a fazer trocas de produtos por outros (assim me disse a gerente de um loja que eu trabalhei), porem a loja e obrigada a trocar caso o produto seja defeituoso (como e o seu caso).

  2. Andre Ts

    -E realmente, se o gerente fosse melhor preparado optaria pela integridade da loja, a ter um cliente insatisfeito.

  3. Cara, 90 dias o caralho. Produto com defeito é produto com defeito e pronto! Arruma um barraco q vc resolve o q quiser. Eu q eu sou uma pessoa só, pequena, solitária e entregue ao relento da vida não processei o Submarino e ganhei?!

    Força ao consumidor que foi enganado!!

  4. Rodrigo Medeiros

    Tive o mesmo problema com um tênis da Rebook (http://medeiros.tiamat.com.br/blog/2006/puta-que-o-pariu/) em 2006. A By Tênnis, assim como várias lojas que são do mesmo dono tais como Centauro e quase todas dos shopping fingem que levam o calçado para o fabricante e dão um laudozinho meia boca que o fabricante não reconhece. Palhaçada e um cartelzinho se você quiser entrar mais a fundo.

  5. Carlos Rannielvis

    E como forma de total apoio, também não compro absolutamente nada na ByTennis. E ainda faço a propaganda negativa.

  6. carol

    Um semestre de Direito do Consumidor ou pelo menos uma lidinha rapida no CDC nas faz mal a ninguem…

  7. RAMON SANCHEZ

    Sr. se entendi bem, e se o laudo não foi assinado em são paulo pelo departamento competente segundo informou a própria Nike, isso caracteriza falsificação de documentos com pena prevista no código de leis brasileiras, e portanto, passível de processo penal. É lamentável que pessoas possam passar por tanto transtorno por tão pouco.

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