8 de janeiro de 2007 Felipe

O Museu do Mar

O Centro Histórico de S. Francisco do Sul guarda o “Museu Nacional do Mar“, dedicado aos homens do mar brasileiros e à história das embarcações regionais do país. Em algumas partes, me lembrou bem o Museu da Marinha que eu vi em Lisboa. De certa forma, os dois se completam. Bem antes de vermos as jangadas, botes e canoas, o nosso museu aprensenta a história da navegação no mundo, dos primeiros povos que enfrentaram o mar e dos grandes navegadores portugueses. Fiquei impressionado como os Vikings, “o povo do Norte”, eram temidos pelos franceses. Paris foi invadida e saqueada duas vezes, se não me engano. Fernão de Magalhães, navegador português, também foi um sujeito corajoso. Foi o comandante da primeira tripulação que deu a volta ao redor do mundo. Só não chegou com sua trupe de volta porque foi morto nas Filipinas.

Agora, corajoso também foi Amyr Klink, que tem uma exposição dedicada no Museu, falando de quando ele cruzou o Atlântico Sul num barco a remo. Vale relembrar que isso virou um livro, “Cem Dias Entre o Céu e o Mar”. O barco, Paraty, está lá. Trechos do livro também. Fico imaginando o que leva um sujeito a encarar esse desafio. E eu tinha medo de trabalhar longe de casa…

Comments (5)

  1. Sou fã absoluto deste museu. Sem sombra de dúvidas o cidadão não irá perder seu tempo em uma visita ao Museu Nacional do Mar, q fica inclusive naquela simpaticíssima cidade q é São Francisco do Sul.

    Phiníssimo!

  2. Gui

    Ainda nao tive a oportunidade de visitar o museu mas ja ouvi falar maravilhas.

    Navegadores sempre foram fonte de inspiracao pra mim quando a tarefa é dificil. O Amyr Klink mesmo figura o topo da lista. Quando apavoro com algo lembro de algum trecho dos livros dele beirando a morte sozinho nos confins do mundo. Nao sabia que o Paratii estava lá. A proposito o nome do barco é escrito com dois ii ao inves de y como se escrevia o nome da cidade nas antigas. Fiquei com inveja agora. Puá.

  3. Gui

    Ou, acabou de cair a ficha duma coisa. O barco Paratii nao pode estar no museu porque o Amyr ainda o usa.

    O que esta lá é o chamado “I.A.T.” que ele usou pra cruzar o Atlantico a remo nao?

  4. SIlvana

    Amigo, pela primeira vez acessei sua página e quase caio da cadeira de tanto rir. Vc escreve deliciosamente bem. Desculpe, mas seus episódios de revolta me divertiram muito. Valeu, querido!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *